25.7.05

Pé na cozinha

Rolou degustação dos pratos mexicanos no sábado, com direito a amigo secreto na turma. Comi horrores. Além dos pratos vistos antes, como burritos, nachos, tacos, molhos e arroz mexicano, o instrutor preparou quesadillas e flautitas. Estas últimas são deliciosas espécies de pastéis feitos com a tortilla de trigo enrolada sobre os recheios. Também rolou um badejo com molho de tequila que ficou fantástico.

O cozinheiro não conseguia disfarçar o orgulho e de vez em quando falava alguma coisa sobre seus trabalhos anteriores: “No camarote de Daniela Mercury, eu tinha que fazer flautitas em grande quantidade, então tinha que congelar de véspera para fritar na hora”. O restaurante no qual ele trabalhava é um dos que serve o bufê no camarote da cantora durante o Carnaval.

Detalhe saboroso: se eu tivesse ido a um restaurante provar todos aqueles pratos, teria gasto mais dinheiro do que gastei pagando pelo curso inteiro.

Com o tempo, fui conhecendo melhor as pessoas. Fiquei curioso em saber as ocupações dos participantes e fui perguntando. Havia cozinheiras que irão trabalhar em novo restaurante mexicano que irá inaugurar em Salvador, na Barra. Estudantes universitários de Administração e de Engenharia de Alimentos. Um rapaz que trabalha na área de informática. Um dos instrutores do Senac, que sempre passava pela sala, me disse que cursou Economia, mas abandonou pela metade. Ou seja, as pessoas que gostam de culinária têm as mais diferentes formações. E todas parecem adorar o seu “pé na cozinha”.

No comments: