10.7.05

A melhor carne do bairro

Conheci um restaurante excepcional na categoria que mais me agrada: bom e barato. Melhor ainda: aqui mesmo no Rio Vermelho, pertinho de onde moro. É bem simples, praticamente um botequim. Nos dias de sol, as mesas são colocadas debaixo das árvores que ficam na calçada em frente. No dia em que fui, o vento só permitiu a permanência na parte interna.

O restaurante Mercosul (não haveria um nome mais inspirado?) fica na rua Archibaldo Baleeiro, aquela em forma de U, em frente ao Shopping Iemanjá. É daqueles restaurantes de bairro, sem propaganda, cujos principais freqüentadores são os moradores das vizinhanças. Na placa, a dica não é modesta: “O melhor churrasco do Rio Vermelho”. Pede-se o espeto de picanha acompanhado de aipim cozinho, farofa de feijão fradinho, salada de tomate picado, arroz e o que mais for desejado. Há frango, bode e outras opções.

A carne é simplesmente a melhor picanha que já comi até hoje. Macia, suculenta, deliciosa, quase derrete na boca. Bem melhor do que aquelas servidas na chapa, em outros restaurantes. O aipim era uma coisa de louco, bem molinho, coberto de manteiga derretida, em uma tigela enorme. Vinte reais para duas pessoas, por seiscentos gramas de carne.

Depois de experimentar, estou repassando aos leitores a dica que a minha amiga V. me deu. Ela não mora aqui no bairro, mas sabe tuuido quando a questão é onde comer bem. Às vezes as melhores coisas estão debaixo do nosso nariz a gente não percebe ou não tem a informação.

No comments: