29.7.05

Pecados em preto-e-branco

Sin City - Cidade do Pecado (Sin City, EUA, 2005) é a transposição direta dos quadrinhos do americano Frank Miller para o cinema. O filme não precisou nem de roteiro. O que se vê na tela é o que já estava pronto nas novelas policiais em quadrinhos. A direção é do mexicano Roberto Rodriguez, com co-direção de Miller e participação especial do cultuado Quentin Tarantino.

São três histórias que se entrecuzam, em uma cidade violenta e degradada, na qual mulheres sensuais convivem com assassinos e marginais. Os personagens principais são o lutador de rua Marv (Mickey Rourke), o detetive Dwight (Clive Owen) e o policial John Hartigan (Bruce Willis), este prestes a se aposentar. As imagens são em preto-e-branco com algumas pinceladas de cores. As filmagens foram feitas sobre um fundo verde e os cenários foram geradas em computador.

O resultado é um trabalho original e inovador. Há o culto à violência, mas que é suavizada pelas imagens gráficas - o sangue é branco - e pelos traços de ironia. Apesar da ação dos personagens, depois que a primeira história é encerrada, as seguintes vão se tornando repetitivas. O filme vale pelo caráter de novidade e pela beleza plástica.

No comments: