10.12.03

Lampião e Maria Bonita

No sábado do Mercado Cultural, assisti Lampião e Maria Bonita, na Sala do Coro do TCA. A peça conta os últimos dias do casal de cangaceiros na gruta de Angicos, antes de serem mortos. Os atores Widoto Áquila e Fafá Menezes cumprem bem os seus papéis. A cenografia de Zuarte Júnior é simples e precisa. Junto com a iluminação inicial, cria um ambiente que remete imediatamente a uma gruta.

No decorrer do espetáculo, poderia haver mais dramaticidade nos diálogos, que são um tanto quanto mornos. O casal permanece conversando e rememorando, alternando momentos de carinho e de conflito. A situação poderia ser transportada para qualquer ambiente urbano. Será que um casal, escondido em uma gruta, estaria em condições tão tranqüilas? Se a iluminação fosse reduzida, talvez houvesse um clima de mais intimismo entre os personagens.

O clímax da perseguição, terminando nas mortes, é que é o verdadeiro show dos atores. Aí eles têm a oportunidade de mostrar os seus talentos. O trabalho de voz de Widoto é muito bom. E Fafá Menezes está excelente como a Maria Bonita em desespero.

No comments: