28.1.06

Sol, praia e batucadas

Antes das férias é sempre o mesmo esforço: buscas e mais buscas na internet de passagens, hospedagens, restaurantes, roteiros. Este ano, a manutenção da casa impedirá vôos distantes. Troca da janela – que melhorou significativamente a ventilação do quarto -, novo aparelho de ar-condicionado, pintura do apartamento, taxa extra de condomínio, etc., etc.

Sempre sobram alguns pequenos paraísos aqui ao lado: praias do litoral norte e Morro de São Paulo, a menos de duas horas de Salvador via lancha rápida. Ilhéus, para ver a família. Quero também ir a Canavieiras, pertinho da terra de Gabriela, que não visito desde que era criança. Não dá para reclamar de morar no litoral da Bahia. Não dá vontade sequer de sair daqui durante o alto verão.

Gosto de viajar nos meses de março, outubro e novembro. O sol está quente e os preços não estão exorbitantes. A diferença entre alta e baixa estação é estúpida. Este ano, no entanto, alguns compromissos a partir de março anteciparam as viagens.

De Salvador para Morro de São Paulo dá para ir de catamarã, uma lancha grande que faz o trajeto em torno de uma hora e meia. Na última vez em que fui, tomei um comprimido para evitar enjôos. Deu um sono que me deixou meio grogue. Confiante na experiência da viagem, na volta deixei o comprimido de lado. No final da viagem eu estava prestes a vomitar quando felizmente o barco alcançou as águas tranqüilas da Baía de Todos os Santos. O balanço diminuiu e o meu estômago ficou calmo.

Morro é uma delícia. Adoro uma praia que fica próxima de uma fortificação. Quando o mar sobe, os recifes formam uma imensa piscina. A noite tem uma programação bacana, com sons interessantes, desde a música ao vivo até bares dançantes improvisados em cabanas de praia.

Havia uma época em que o local era dominado pelos sons da axé music. A presença maciça de estrangeiros mudou o cardápio: música eletrônica e hip hop marcam o território.

Mas, antes de pensar em viajar, há agenda a cumprir por aqui. Última semana de trabalho, atividades para concluir. Na quarta, a estréia de Nzinga, no Theatro XVIII, que está prometendo. Tive uma provinha do espetáculo durante a reinauguração do teatro e é forte de arrepiar. Os jovens do projeto Axé trazem elementos da cultura de Angola, um dos nossos países-irmãos africanos. Na quinta tem a movimentada festa de Iemanjá aqui no Rio Vermelho. Vou mesmo precisar de férias para descansar.

No comments: