15.2.06

Eu fui!

Fui parar na Full Moon Party, na Monkey Beach, uma barraca de praia em Gamboa, na ilha em que fica o Morro de São Paulo. Uma festa em noite de lua cheia, com maioria absoluta de gringos e gringas.



DJs estrangeiros pondo um som possível em qualquer lugar do mundo: Ibiza, Bangkok, Brighton, etc. Aliás o Morro parece querer se tornar Ibiza. A expansão imobiliária, infelizmente, parece não ter limite. O turismo agora se alastra para a Gamboa (Gambuena para os argentinos?!). Uma praia belíssima, de poucas ondas e de águas cristalinas, mas que sempre ficou ofuscada pela beleza do Morro.

Para chegar na Monkey Beach caminha-se pela praia, durante a maré baixa por meia hora, ou toma-se um barco. Escolhi a segunda opção, pois a lua toda hora ficava escondida por nuvens, o que diminuía a iluminação da praia.

A animação da festa não decepcionou. O som era basicamente house, com algumas coisas bem conhecidas. Nada de axé ou música latina. Turistas e nativos se esbaldaram em frente ao mar e sob o poder da lua cheia. Agradeci aos deuses pelo privilégio de estar presenciando uma comunhão de paz entre seres humanos de várias nações e culturas e a natureza pujante.

A festa estava programada para durar das 22 h até as oito da manhã. A organização só abriu a portaria à meia noite, meia hora depois que havia chegado. No início, pouca gente, mas, barco após barco, a festa foi enchendo e animando. Um cheiro característico de mato queimado se espalhava pelo ar. O espaço da festa, delimitado por tecidos brancos, ficou pequeno para tanta gente. As pessoas mais que se aproveitavam do aperto. Nativas e nativos da Gamboa, animados com tanta carne nova no pedaço, não deixavam por menos. A mão boba correu solta.

Lá pelas tantas, o som começou a ficar repetitivo, as pessoas mais bêbadas e cansadas. Um pouco antes das quatro da manhã tomei o barco de volta para o Morro. Não sem antes molhar quase toda a bermuda, pois a embarcação estava ancorada na praia e tive que entrar na água.

Às quatro, quando o barco atracou, ainda tinha alguns retardatários querendo ir para a festa.

No comments: