3.11.04

Garotas ousadas
Numa pacata cidade da Inglaterra, cansadas de palestras sobre as propriedades do brócolis e de aulas sobre geléias e tapeçaria, mulheres de meia-idade resolvem ajudar na melhoria de um hospital. Para angariar fundos, decidem posar nuas para o calendário anualmente produzido pelo Women's Institute. Uma para cada mês, mostrando seus dotes domésticos.

Inspirado em fatos reais, Garotas do Calendário (Calendar Girls, Inglaterra, 2003), é dirigido por Nigel Cole (O Barato de Grace) e traz no elenco Helen Mirren e Julie Waters. Comédia típicamente inglesa, com humor fino e irônico, discute de forma sutil a valorização da pessoas com mais de 50 anos. O filme lembra Ou Tudo ou Nada, também comédia produzida na Inglaterra, em que um grupo de senhores desempregados resolve montar um grupo de strip-tease.

Junto com a boa diversão, é interessante conferir a vida no interior da Inglaterra, que parece perdida no tempo. O que contrasta com a condição de um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo.

No comments: