19.11.04

A moqueca do dia seguinte



No último feriado, troquei a ida à praia pela ida à cozinha, apesar do sol que gritava lá fora. Aproveitei para preparar uma moqueca de peixe, prato que nunca havia me aventurado a cozinhar. A vítima escolhida para entrar na panela foi o peixe cavala que havia comprado um tempo atrás no mercado de frutos do mar de Salvador e que hibernava quieta em meu congelador.

Eu havia descongelado as postas na véspera. Cortei os temperos e pus a tomar sabor desde a noite anterior. A cavala é um peixe de carne deliciosa. Branquinha, sem gordura e de sabor suave, faz uma moqueca excepcional. Curiosamente, não está entre os peixes mais caros. É mais barata que a pescada ou o badejo e um pouco mais cara que o atum, que dizem que também faz uma moqueca deliciosa.

A minha paellera esmaltada azul, espanhola de origem, além de bonita, é a panela das três mil utilidades: serve para fazer risotos italianos, yakissobas, peixadas, arroz de polvo - e até paella.

Há pouco tempo, experimentei uma moqueca muito boa de cavala no restaurante Axego, no Pelourinho. Foi aí que eu fiquei conhecendo o tal peixe. O local é simples, mas os pratos são bem feitos, pelos proprios donos. O cardápio não é sempre o mesmo. Varia de acordo com o que é entregue pelos pescadores.

Pois bem, coloquei bastante limão e temperos na cavala. No dia seguinte, o início do cozimento. A panela larga, tipo caçarola, facilita a montagem do prato. Aí começou a mão-de-obra. Vira o peixe para lá, vira para cá, a fim de incorporar bem o tempero às postas e cozinhar corretamente.

Peixe já cozido, o toque final e indispensável: leite de coco e um pouquinho de dendê, só para dar a cor amarelo-dourado que caracteriza as jóias da culinária baiana.

O prato ficou saboroso, mas achei que poderia ter ficado ainda melhor, pois notei que o tempero não havia se impregnado totalmente ao peixe. Talvez, quem sabe no dia seguinte, se ainda existisse algum vestígio. No outro dia, experimentei novamente e a minha suposição se confirmou. O prato estava uma delícia. Sabor no ponto certo de sal.

Como é interessante a incorporação do sabor pela carne! Por isso, os pratos que têm preparo lento quase sempre são muito saborosos. Eis por que é necessário marinar com antecedência grandes peças de carne. Para o sabor alcançar todo o prato. E invadir o nosso paladar.

No comments: