28.12.04

Come-come
A festa de Natal foi cheia de gente. Gente que não acaba mais. Em uma bela e gande casa, mais de cinquenta pessoas. A família vai aumentando, as crianças de ontem vêm com seus pares. Já trazem até filhos.

Uma brincadeira de amigo-ladrão para agitar. Uma mesa de entrada com uma conserva de berinjela e picles, com pouca acidez. Pãezinhos delícia, que são os pães de queijo da Bahia. Uma guloseima que só por aqui se acha e que um dia ainda vai se tornar expressão da cozinha baiana. É um pão de massa delicada, que desmancha na boca. Quase sempre vem acompanhado de recheio de queijo e polvilhado com queijo ralado. Nas festas, os pãezinhos são também utilizados sem recheio, para que os convidados os preencham com frios, patês ou conservas

Um lauto e belo jantar para agradar aos olhos e ao estômago. Apesar de arriscado, o costume de cada ala da família trazer um prato diferente acaba dando certo. As saladas foram o destaque da noite. As pessoas quase não chegaram no peito de peru, pernil, presunto e no bacalhau.

Salada de massa em formato de grão de arroz, com tomate seco, amêndoas, um pouco de maionese, temperos e coroada por folhas de manjericão. Salada de maçã, kani e mais outras coisas. Uma salada de molho escuro, agridoce, com queijo e presunto em cubos, mais uvas, ameixas, amêndoas, damascos e outras coisinhas indefiníveis - ou não recordáveis. Uma salada de frango defumado com presunto, abacaxi e maionese. A grande quantidade e variedade era justificável pelo batalhão de pessoas presentes.

No comments: