20.12.04



A saga do garfo continua
Ontem jantei mais do que nunca. Amigos reunidos, o ciclo de festas etílico-gastronômico-comemorativas em continuação. No bufê da casa do aniversariante, uma fantástica mesa de entradas. Um enorme pernil de porco transformado em presunto defumado. Feito em casa!

A carne passou dias e dias maturando, depois em banho de temperos, depois em leve cozimento, a 80 graus centígrados. Segundo as informações obtidas, antes do cozimento a peça já tinha virado um presunto cru, estilo jamón espanhol ou presunto de Parma. Depois do cozimento ficou parecido com um Tender, só que mais saboroso e com mais personalidade. O interessante é que mesmos os pedaços internos do pernil estavam bem temperados e saborosos. Era o resultado da longa maturação e da infusão em ervas.

Além disso, na mesa de entradas ainda havia patê de fígado (tipo terrine) e de salmão. Barquetes de camarão e queijo.

O prato principal foi um bobó de camarão acompanhado de arroz branco. Uma delícia, com camarões enormes. Completando a mesa, havia salada verde com manga e kiwi e um molhinho especial, de alho, cebola, ervas, azeite de oliva e vinagre balsâmico. Simples e eficaz.

Os doces, ah, os doces. Um torta-merengue com suspiros, morangos e cerejas. Um outra torta de massa de pão-de-ló recoberta de doce de leite com coco. Quase não havia mais espaço em meu estômago, mesmo assim, não fugi da batalha e segui firme adiante, assim como os demais persistentes guerreiros do garfo que estavam no recinto.

Vários monstros reunidos, o que significa muitas risadas. Encontro com ex-professora da faculdade. Também havia gente ligada à moda baiana. Algumas pessoas de teatro. Isto é, um total de muita gente bacana. Conversei com este dramaturgo e blogueiro, com quem, nos últimos tempos, só trocava informações virtualmente. Também conheci este blogueiro.

No comments: