18.10.04

Dança engajada

A grande atração do final de semana foi o III Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, que acontece até quarta-feira, dia 20. O Teatro Castro Alves esteve lotado, a preço acessível. Dez reais a inteira e cinco a meia.

No sábado as atrações foram "Construindo Janice", de Kleber Damasco, de Goiás, e "Samba do Crioulo Doido", de Luiz de Abreu, de São Paulo.

"Construindo Janice" é um trabalho sutil e delicado, com bailarinas interagindo com imagens provenientes de um retroprojetor. Isso mesmo, um retroprojetor. Esse é talvez o maior mérito: conseguir proporcionar tantas e belas interações de dança e imagens a partir de um equipamento tão tosco e sem graça. Um desenhista fica traçando linhas e projetando desenhos, à medida que as bailarinas executam os seus movimentos. Um resultado muito agradável de ser visto, ainda que as imagens acabem roubando um pouco da cena, em detrimento da dança.

O "Samba do Crioulo Doido" fez grande sucesso. Dez bailarinos, nove homens e uma mulher, negros e completamente nus, fazem um espetáculo ousado, crítico e quase panfletário sobre a condição do negro na cultura brasileira. Em um cenário de painel de bandeiras brasileiras, os bailarinos começam a se movimentar sob a batida forte de Elza Soares, na música que diz que "a carne mais barata do mercado é a carne negra". No final da primeira coreografia, os bailarinos ficam enfileirados, totalmente iluminados na beira do palco, como em uma vitrine.

Fica patente a crítica ao papel de objeto sexual que os negros exercem. Os bailarinos usam botas prateadas e altíssimas, daquelas utilizadas pelas mulatas e negras sambistas. Imagem marcante e consagrada internacionalmente, pela veiculação do Carnaval carioca nas TVs do mundo.

Em Cabaré da Raça, peça encenada pelo Bando de Teatro Olodum, é utilizado um expediente semelhante: homens negros aparecem nus para enxovalhar a mítica da sexualidade da raça negra.

Na parte final da coreografia, os bailarinos vestem um traje que tem forma e desenho de bandeira brasileira - ou será a bandeira em formato de traje? O público aplaudiu de pé e com animação.

No comments: