26.10.04

Delícia de grão
O arroz é um vegetal sem sabor, e talvez seja essa a sua melhor qualidade. Por não ter sabor, o arroz dá vida a tudo que se aproxima dele. E ainda tem a vantagem prática de poder ser apreciado como prato único, seja em forma de sushi, risoto italiano, paella, galinhada ou qualquer outro acepipe feito em uma única panela. Mais uma vantagem, são pratos que não sujam muita coisa - e a panela de preparo, se for apresentável, ainda pode ir à mesa..

Fazer um arroz bacana não é difícil, mas é preciso ter paciência e dedicação. Esperar que o arroz absorva o líquido e cozinhe. Essa exigência talvez seja a maior dificuldade em prepará-lo. Um arroz simples e bem feito, só com alho e um fio de óleo, pode ser consumido puro, de tão bom que fica.

Não adianta fazer um prato de arroz com milhares de coisas, do tipo milho, ervilha, azeitona, presunto, salsicha e o escambau. Se o arroz não for bem temperado, não fica tão bom. Na pressa, às vezes vale o arroz escorrido, cozido em bastante água e sal e que não corre o risco de ficar empapado. Mas o sabor nunca será o mesmo.

Ah, que delícia é preparar um risoto de arroz arbóreo batendo papo, mexendo a colher, jogando vinho na panela e para dentro da goela. Nada se compara àquele arroz que absorve o caldo da galinha, carne ou do camarão, mais vinho, leite ou até mesmo suco de laranja. O arroz absorve tudo e transforma em sabor divino.

No comments: