17.10.04

Decadência com sensibilidade
Um Minuto de Silêncio é o nome da peça que esteve em cartaz no Teatro Sesc/Senac Pelourinho este final de semana. Encenada pelo grupo cearense Teatro Novo, mostra o encontro de um entregador de remédios com uma ex-prostituta louca e decadente, que ainda aguarda pela chegada do seu príncipe encantado. Ela está prestes a ser despejada, pois o prédio onde mora será implodido. O entregador de remédios pode ser a sua salvação.

Anunciada como uma comédia, a peça ai tomando ares de drama, ao mostrar a dor da prostituta, que de inicio ataca o entregador, aprisionando-o. A veia cômica e escrachada inicial então dá lugar à densidade dramática, à medida que o assédio sexual da prostituta transforma-se em confissão e desabafo. Tudo sob um olhar carinhoso do autor sobre os personagens.

A prostituta vai relembrando o passado e o glamour dos bordéis, com a nostalgia de uma época em que eram frequentados por políticos e pessoas importantes. Ela revela a sua paixão por aquele que lhe prometeu amor eterno, mas desapareceu, o que a fez enlouquecer.

Uma história urbana, doce e pungente, possível em qualquer grande cidade. Texto inspirado em fato vivenciado pelo autor, Aldo Marcozzi. Bom trabalho dos atores Ana Marlene e Thales Valério. Direção interessante, com a inserção de bailarinos e atores locais, em fantasias de Carnaval, que trazem magia e energia à cena.

Pena que a peça é curtinha - uma hora somente. A peça veio a Salvador por intermédio da Caravana Funarte e passa por Feira de Santana, Caruaru e Recife.

No comments: