17.1.04

A devoção ao Senhor do Bonfim começou em Setúbal, Portugal, em 1669. A fé chegou a Salvador em 1745, com vinda de uma imagem de Jesus Cristo, trazida por um oficial da armada, Teodósio Rodrigues de Farias.

A imagem ficou na igreja da Penha até seguir em procissão para a atual Basílica do Bonfim, em julho de 1754. Já são 250 anos de culto.

Em 1804 os escravos negros lavaram as escadarias para preparar a igreja para a festa dos brancos, realizada no segundo domingo após o Dia de Reis. Daí nasceu a tradição da lavagem das escadarias do Bonfim.

Atualmente, a festa acontece na segunda quinta-feira do ano. O cortejo sai da Igreja da Conceição da Praia e vai até a Basílica do Bonfim. São 8,5 km de caminhada. As baianas vão levando jarros com flores e água-de-cheiro para lavar as escadarias. Tudo para renovar a fé em Oxalá, orixá sincretizado com o Senhor do Bonfim.

Após a lavagem, ocorre a festa profana, da Avenida Contorno até a Colina do Bonfim. Bares, barracas cheias, música, dança.

Tem o Bonfim Light, festa do público mauricinho-axé, que fica na Contorno, antes do percurso. Tem o Bonfim Hard, da galera rock?n?roll. Tem muita bebida embalando a profanação. Tem o portão da igreja que não abre, pois "não cabe todo mundo". Tem vendedor de bebida por todo o caminho. Tem catador amassando e juntando lata. Tem periguete e putão por tudo que é lado.

Entre ficar no light e ir andando 8,5 km até o hard, preferi descansar e assistir Samsara na Sala de Arte do Baiano.

No comments: