20.1.04

Monet


Terminei de ler Perdas e Ganhos, de Lya Luft. Não é um romance, não é um ensaio, também não são crônicas. Nem a própria autora consegue definir bem. Ela própria se questiona: "Que livro é este, então?". Para completar, logo a seguir: "Cada um dê a esta narrativa o nome que quiser. Para mim é aquela mesma fala no ouvido do leitor, que tanto me agrada e faço em romances ou poemas - um chamado para que ele venha pensar comigo".

Perdas e Ganhos é formado de vários pequenos textos reflexivos. Por algumas vezes, tem-se a impressão que se trata de um livro de auto-ajuda. Mas não é bem isso. São belos recados, positivos, coerentes e sensatos, dados por uma senhora na faixa dos 60 anos (a própria autora), em que avalia alegrias e dificuldades - passadas, presentes e futuras.

Lya Luft instiga o leitor a buscar em si e compartir com ela "tantas inquietações quanto ao que estamos fazendo com o tempo que nos é dado". O resultado é que o tom positivo e ponderado do livro traz um bem-estar danado. O leitor imaginário foi conquistado.

No comments: