26.1.04

Ontem assisti Encantadora de Baleias, filme neozelandês, e O Outro Lado da Cama, espanhol, no Cinema do Museu. Hoje foi a vez de Meninas não Choram, filme alemão. É a maratona do II Festival Saladearte, em Salvador.
Encantadora de Baleias ganhou vários prêmios em festivais. É um belo filme, que mosta a cultura dos aborígenes da Nova Zelândia. Uma garota tenta a todo custo provar ao avô cabeça-dura que ela tem capacidade para liderar. É um retrato da luta feminina para romper com a tradição de passar o poder somente para o filho homem.
O Outro Lado da Cama é uma comédia musical, bem divertida, mas superficial. Destaque para as atuações femininas das belas Paz Vega e Natalia Verbeke. O tema é a velha troca de casais.
Meninas não choram é terno e delicado. Mas também é duro, violênto. Mostra a juventude alemã em aspectos bem conturbados. Amor, sexo, conflitos familiares, dificuldades emocionais, companheirismo e música eletrônica fazem parte do cardápio.
Não quero perder Party Monster e Tiresia. Fui assistir o primeiro no sábado, mas não houve exibição, pois o filme não chegou. O novo horário ainda será divulgado.

O grupo Saladearte fez uma parceria bacana com a Sala Walter da Silveira. Os filmes do festival também estão por lá. O ingresso é mais barato. De segunda a quarta paga-se R$2,00 a meia.

No comments: