9.1.04

Efó da Bahia Hoje fui na casa da minha amiga V. conhecer um prato tradicional da cozinha baiana que eu nunca havia experimentado: efó. Ela gentilmente convenceu a mãe, dona A., a preparar o prato. E estava uma delícia.

O efó é feito com folhas de língua-de-vaca, bem picadas e refogadas com temperos e azeite-de-dendê. Além do prato, havia frigideira de caranguejo, farofa de dendê, arroz branco e feijão de leite.

O efó não é muito comum na Bahia. O único lugar que conheço que o prepara é o restaurante do Senac, no Pelourinho. É encontrado somente em Salvador e na região do Recôncavo. Apesar de pertencer a uma família baiana que adora moquecas, vatapá e caruru, eu nunca o havia experimentado.

Dona A. me explicou que o efó era um prato muito frequente em Salvador, no tempo em que havia muitas hortas espalhadas pela cidade, especialmente em Itapagipe, na Cidade Baixa, onde ela morava. O prato costumava ser feito das folhas de taioba, uma planta bem comum.

Com a dificuldade de encontrar o vegetal, os cozinheiros começaram a prepará-lo com espinafre e língua-de-vaca. Este último é atualmente o modo mais frequente.

No almoço, até o feijão-de-leite, com o qual não sou muito afeito, eu provei. E estava muito bom. Cheguei à conclusão que eu tinha certa resistência ao prato, pois, entre todas as vezes que havia experimentado, sempre estava muito adocicado. O de hoje, não. Estava muito bem temperado e saboroso.

No comments: