23.1.04

Dress code soteropolitano

Ontem fui a uma festa de formatura, da amiga de um amigo. Turma de Marketing. A solenidade foi no Teatro Diplomata. A festa, no clube da AABB. O teatro ficou lotado. E olha que eram somente 16 formandos. Muita gente ficou em pé e muitos desistiram de acompanhar a solenidade - como eu - e ficaram na ante-sala do teatro, onde há uma espécie de lounge, com sofás espalhados. Os sofás não têm encosto e são baixos. Parecem camas.

As pessoas circulavam, entrando e saindo do salão, ou simplesmente chegando atrasadas ao teatro. Muitos exemplares da beautiful people. O povo de Salvador parece estar melhorando o modo de se vestir nas formaturas. Os vestidos estão mais simples, sem exageros cafonas.

Há alguns anos, ir a uma festa de formatura era um espetáculo de bizarrice. As mulheres retiravam do baú aquelas roupetas tidas como "elegantes" e davam shows com vestidos longos, espalhafatosos e cheios de brilhos - quase dava para sentir o cheiro de naftalina. Nas formaturas em que comparecem os parentes do interior (olha que eu também sou do interior!), a diversidade dos modelitos era ainda maior.

Os homens, principalmente os mais velhos, vão sempre de paletó. Os mais jovens preferem calça social e camisa de manga comprida, em padronagens lisas. Muitos não têm nem paciência para isso. Usam camisa xadrez ou de manga curta, sem respeitar o dress code. É curioso, nessas ocasiões, notar a combinação paradoxal e interessante de brincos, piercings e tatuagens com roupas formais, tanto nos homens quanto nas mulheres.

Os formandos estavam usando faixa azul na beca. Aqui em Salvador, parece que os organizadores de eventos de formatura só tem faixas nessa cor. Lembro que na minha turma de jornalismo, houve a maior discussão - online, pois o povo de comunicação é muderno - quanto à cor da faixa. Alguns defendiam a cor amarela, enquanto outros, a vermelha, como cor-padrão da profissão. A minha surpresa foi chegar na solenidade e ver todos com a faixa azul. Marinho, mesma cor usada na solenidade de ontem.

No comments: