2.1.04

Não sei o que e como postar. Vou tentar.

O reveillon foi ótimo, divertidíssimo, em um lugar muito legal: Praia do Forte. Uma casa bacana, recém-construída, em um condomínio fechado, com piscina. E muitos amigos ao redor. De lá vimos o show de fogos de artifício que acontecia na praia.

Antes da virada do ano, foi servida uma ceia maravilhosa, com peru, porco assado, salpicão, uma farofa deliciosa, arroz com lentilhas e maionese de batatas. A cozinheira foi uma verdadeira fada. A farofa tinha um pouco de alho, estava genial.

No Natal e no Reveillon comi carne de porco. Em ambas as ocasiões, deliciosamente preparadas. Alguém me falou que é um bom argúrio de prosperidade, pois o porco "fuça" para a frente. Vamos ver.

Segundo as previsões do pessoal do candomblé, 2004 é regido por Oxóssi, orixá da caça, das matas e da prosperidade. A cor de Oxóssi é o verde. Um amigo meu, filho de Oxóssi, escolheu uma camisa verde para passar a virada de ano. Outra amiga escolheu uma saia verde, com blusa branca. Foi o suficiente para outro amigo bancar o pai de santo e dizer para ela: "Você também é filha de Oxóssi!".

No dia seguinte, na piscina, os "filhos de Oxóssi" começaram a brincar, dizendo que iram casar e ter vários filhos. A imaginação voou longe, para os nomes que dariam aos pimpolhos: "Oxoxotinha", "Oxotinha", "Oxossitinho".

Este ano, o reveillon de PF parece que perdeu uma parte do seu público. Parece que Guarajuba atraiu mais gente, com shows da banda Babado Novo e da cantora Simone Sampaio. No ano passado, havia bares com som bem bacana rolando na vila. Também havia mais turistas estrangeiros circulando no local. Este ano só tinha som legal no pátio da igrejinha, na beira da praia.

Não sei nem como contar isso, é complicado e doloroso...

A parte dura nessa história foi a notícia que recebemos no dia primeiro, à tarde, após o almoço. Um dos nossos amigos, que ficou de ir para lá e não apareceu, havia falecido. Uma pessoa super-bacana, jovem, esperto, atencioso, saudável. Uma pessoa do bem. Voltamos imediatamente.

Hoje foi o enterro dele. O grupo esteve junto, demonstrando que os amigos são também para os momentos difíceis. Onde quer que ele esteja, é de coração que desejamos toda paz e amor. Fique com Deus.

No comments: