27.2.04

Menos
Na Bahia, fevereiro é o mês mais quente do ano. Tanto na animação quanto na temperatura ambiente. Haja calor. Com o fim do Carnaval - e do mês-, a temperatura vai ficando mais agradável, o clima ameno e tranquilo. Ainda dá para ir à praia, o sol está presente, mas já não "corta como faca".

Este ano, graças aos céus, não houve horário de verão na Bahia. Uma das melhores coisas decorrentes disso era poder assistir à programação de final de noite da TV, já que o horário acompanhava o do Sul do País. A Bahia ficava uma hora adiantada. A volta da programação ao horário normal foi o modo de saber que o restante do país já havia retornado o relógio à posição normal.

Para os baianos, foliões incansáveis, agora se inicia o ciclo das Micaretas, carnavais fora de época, no interior do Estado. Fenômeno que a axé music conseguiu estender ao restante do país. Durante o ano, algumas das maiores estrelas da música baiana fazem shows por todo o país. O resultado é que quase não há shows em Salvador, descontados os dos cantores e grupos iniciantes.

Há alguns anos, antes da explosão da axé music, grupos como Chiclete com Banana e Asa de Águia faziam grandes festas nos clubes de Salvador. Hoje, além do Carnaval, esses shows só acontecem em momentos bem específicos, como no Festival de Verão. O que rola atualmente são espetáculos menores, em casas fechadas, como o Rock in Rio Café, no Aeroclube. Sim, quase tripudiando em cima do nome da casa, o Rock in Rio Café hoje é a meca da axé music e do pagode.

No comments: