11.8.04

Diário de uma paixão

Um senhor idoso (James Garner) faz visitas frequentes a uma senhora (Gena Rowlands) num asilo e lê para ela um antigo diário que fala sobre um casal apaixonado, separado durante a Segunda Guerra Mundial. A senhora sofre de uma doença degenerativa que a faz perder a memória. A leitura do texto propicia a relembrança de fatos.

Romances no passado e no presente se misturam em Diário de uma Paixão (The Notebook, EUA, 2004), dirigido por Nick Cassavetes, filho do ator John Cassavetes (falecido) e da própria Gena Rowlands.

O filme mostra belas paisagens no campo, com direito a pôr-do-sol, lagos e pássaros. O diário relata a história de amor de adolescentes, ocorrida em um verão dos anos 40, em que uma garota rica (Rachel McAdams) em férias se apaixona pelo filho do marceneiro da região (Ryan Gosling).

As vidas dos jovens e dos idosos aparecem intercaladas, parecendo prestes a se encontrar. Diário de uma Paixão faz boa reconstituição de época e traz histórias de amor à moda antiga, dessas capazes de arrancar lágrimas da pláteia.

No comments: