25.8.04

Judiação
A judia alemã Olga Benário (Camila Morgado), militante comunista, veio para o Brasil na década de 30 para fazer a segurança pessoal de Luiz Carlos Prestes (Caco Ciocler) e acaba se envolvendo com o revolucionário. Perseguidos por Getúlio Vargas (Osmar Prado), Prestes vai para a prisão e ela, grávida, é enviada a um campo de concentração nazista.

Baseado no livro de Fernando de Morais, o filme Olga (Brasil, 2004) tem grande elenco, contando com a presença de Fernanda Montenegro, José Dumont e Eliane Giardini, entre outros famosos. A direção é de Jaime Monjardim, das novelas Pantanal e Terra Nostra.

A maior crítica feita ao filme foi o foco excessivo no romance do casal perseguido - deixando o contexto histórico-político em segundo plano - e presença exaustiva de closes dos atores, o que faz lembrar filmagem de televisão. Parecendo ou não novela, Olga tem excelente reconstituição de época, bom roteiro e carga dramática intensa, ampliada por se tratar de história real e sem final feliz.

O filme se propõe a ser um novo campeão de bilheteria nacional e parece estar no caminho certo. Está difícil achar ingresso até no meio da semana. As sessões estão quase todas reservadas para aulas de história dos colégios de Salvador. De quebra, os estudantes ainda tem a oportunidade de conferir os atributos físicos de Camila Morgado, que vão além dos belos olhos azuis.

No comments: