10.8.04

Dose dupla de teatro
Assisti a duas peças da Mostra de Dramaturgia 2004, no último domingo, na Sala do Coro do TCA. Sessão dupla de diversão garantida. A primeira foi Alta Noite, do baiano Elísio Lopes Neto, dirigida por Francisco Medeiros. O texto é de qualidade excepcional. A montagem tem cenário de Daniela Thomas, com televisores antigos em suportes metálicos, câmeras de segurança evocando urbanidade. Os atores paulistas (pelo menos de sotaque paulista) Luah Guimarães e Renato Modesto têm ótimo desempenho.

Na virada no ano, pouco antes da festa de Reveillon, uma mulher, Magnólia, ou Meggy, espera alguém em uma esquina de uma cidade grande. É então abordada por um homem maltrapilho, Jarbas, que vagabundeia pelas ruas. Inicia-se um diálogo em que as máscaras vão caindo. As emoçoes são reveladas aos poucos, desvendando a loucura de seres urbanóides. A moça, que parecia equilibrada em seus hábitos metódicos, mostra-se prisioneira de suas construções emocionais equivocadas.

A sedução debate-se entre momentos líricos e de raiva. Narrativa envolvente, conduzida a momentos de humor refinado, por conta de situações ridículas empreendidas por neuroses.

A segunda peça foi Coiteiros das Paixões, texto do pernambucano Luiz Felipe Botelho. Fui buscar no dicionário o significado de coiteiro. É um termo utilizado aqui no Nordeste (ué, a Bahia não é Nordeste?), é a pessoa que acoberta ou dá abrigo a malfeitores.O cangaceiro Lampião leva o refugiado Epitácio, filho de homem influente e acusado de assassinato, para se esconder com o cangaceiro Salamanta, em um local onde poucos ousam ficar. Aos poucos, Epitácio compreende as razões dos temores.

O cenário de Daniela Thomas é mais uma vez genial. No início do espetáculo, há uma lona suspensa por ganchos. A luz que incide e a atravessa, revela à platéia desenhos abstratos que remetem a folhagens. Depois da chegada dos personagens ao local misterioso, a lona é baixada, revelando o solo da região. Mas os ganchos permanecem fixados. À medida que Epitácio vai conhecendo e se adaptando ao local, os ganchos da lona são liberados, como se fossem a libertação das emoções ou dos preconceitos.

No local antes desconhecido, os envolvimentos amorosos e sexuais vão se mostrando completamente acessíveis, a todos os gostos. Todas as formas de paixões são permitidas, independentes de sexo, tabus sociais ou credos religiosos.

Coiteiros de Paixões é mais movimentada e picante, tem um texto também excelente, mas o resultado de Alta Noite é mais intenso. Talvez, entre outros fatores, pelo desempenho aquém do esperado do ator Ariel Borghi, que faz o personagem Epitácio. No elenco, estão Renato Borghi (pai de Ariel), Elcio Nogueira Seixas, Luah Guimarãez, Germano Melo, Regina Françae Valéria Pontes.

A Mostra de Dramaturgia continua pelo país, em várias capitais.

No comments: