1.8.04

Banquete


Ontem foi a festa de aniversário de amigo-gourmet. Uma festança, como ele sempre realiza em datas especiais. Amigos reunidos, a Confraria dos Monstros estava presente. Bebidas à vontade: scotch, bourbon, vinho, cerveja, refrigerantes. O bourbon é um tipo de uísque que leva milho na composição. Forte, encorpado, de sabor bem intenso. Muito interessante, saboroso, mas não é para toda hora, parece ter um teor alcoólico alto.

Uma mesa de entradas fazia a alegria dos convidados. Diversos pães caseiros, com diferentes recheios: ervas finas, atum, ricota e mais alguns sabores indecifráveis. Havia dois pães em formato de bolo inglês, enormes e belíssimos, quase esculturas, cobertos por sementes de papoula. Tudo feito em casa.

Na mesa de entradas também havia mousses de salmão e de ervas finas, para acompanhar pães e torradas. Batatinhas em conserva com molho picante. Coroando, havia uma montagem de enormes camarões-da-malásia, espetados em um suporte em forma de cone, formando uma cascata. Para se servir, bastava puxar e mergulhar o camarão na manteiga derretida com alho. Tudo isso era somente a mesa de entradas.

O prato principal, servido na madrugada, foi boeuf bourguignon, carne cozida com molho escuro de vinho, com champignons e cebolas, acompanhada de arroz branco. Duas saladas, uma verde com molho de salsão e endro, e outra de camarão com abacaxi.

E não foi só isso. Depois dos parabéns, vieram as sobremesas. Uma torta de chocolate coberta de chantilly com chocolate e com recheio de chocolate com castanhas. Uma outra torta de morangos com merengue. E papo de anjo enformado, também como se fosse uma torta. Os convidados ficaram enlouquecidos, babando. Foi uma loucura gastronômica, que durou até às três da manhã. Um processo lento, de longa duração, cheio de surpresas, como só aqueles que sabem apreciar a boa mesa conseguem servir. Uma delícia.

No comments: