15.8.04


Paradeiro
O Aeroclube Plaza Show é um "shopping center" de diversões, com bares, restaurantes, cinemas, casas noturnas, lojas, praça de alimentação. O local, já faz algum tempo, parece ter ocupado o espaço da pracinha de cidades do interior, em que as pessoas levam as crianças para brincar, dão caminhadas, encontram os amigos, se divertem.

No verão de Salvador, o Aeroclube vira um inferno de gente. Turistas brasileiros e estrangeiros, unidos aos baianos, digladiam-se por uma vaga para o carro e pela cadeira do bar ou restaurante. Mas justamente o charme do local é o seu suplício. A localização privilegiada, debruçado no mar da Boca do Rio, é responsável pela irremediável corrosão que atinge as suas instalações.

Desde o início, houve uma série de críticas à construção. Profissionais de arquitetura de Salvador carinhosamente apelidaram o Aeroclube de "Carandiru", por conta da estrutura horizontal, de pequenos prédios, que tomou a vista do mar. E, desde que foi inaugurado, o local precisa de manutenção constante, por causa da corrosão pelo salitre. Por toda parte dá pra ver manchas de ferro oxidado que se espalham pelas paredes coloridas.

Além do desgaste da estrutura, o movimento está menor por causa do frio e do vento que chicoteia. Há vários bares e restaurantes fechados, justamente no lado mais atraente: aquele voltado para o mar. Será que mesmo toda a ferveção do verão não foi suficiente para garantir a sobrevivência econômica no inverno? Na Europa, isso é esperado. O turismo não funciona o tempo todo nos mesmos locais. Atrações de verão fecham no inverno e vice-versa.

Tomara que os restaurantes e bares do Aeroclube voltem a funcionar a plenos pulmões. Por enquanto, parecem estar adormecidos, como ursos hibernando. Aguardando o calor voltar para abraçar os visitantes. No bom sentido, é claro.

Enquanto isso, no resto da cidade, buracos por todo lado. Do bairro rico ao bairro pobre.

No comments: