24.8.04

Viagem


Apesar da beleza arquitetônica, Brasília é uma cidade sem espírito. Não é somente por conta do decantado fato de "não ter esquinas". Não há manifestações de cultura popular. Estas sim são as maiores esquinas e dobras de uma cidade.

Os habitantes de Brasília de forma geral são envolvidos com política ou com ascensão profissional, basicamente na carreira pública. Ou descendem dessas classes. O poder e a concorrência profissional estão entranhados no espírito da cidade.

Lago artificial e grama artificial. Será que as pessoas também parecem artificiais? Há quadras e mais quadras de prédios que parecem vazios, emoldurados por árvores secas do cerrado. A secura expande-se além do clima. Falta a umidade e a untuosidade da cultura popular, da manifestação da energia do povo. Da música, da poesia, do teatro.

A mão do homem conseguiu criar belezas. Simetria, organização, planejamento e execução. Mas não consegue construir a torrente de força criativa que impulsiona a humanidade. Ela vem por si só. Bastar deixar fluir.

Independente de gostar ou não da urbanidade brasiliense, gosto muito de algumas pessoas que vivem em Brasília. A cidade não deixa de exercer certo fascínio em mim.

No comments: