14.8.04

Mulheres e gatas
Não entendi por que a crítica cultural, de forma geral, não gostou do filme Mulher-Gato, com Halle Berry e Sharon Stone. O filme pode até não ter agradado ao público americano e não ter o retorno financeiro esperado, mas eu gostei muito. Ficou acima das minhas expectativas.

Patience (isso mesmo, acredite!) Philips (Halle Berry) é designer e trabalha em uma empresa de publicidade que faz uma campanha para uma grande indústria de cosméticos. Ao descobrir que o produto a ser lançado causa danos à saúde, ela é assassinada e renasce como a Mulher-Gato, para buscar vingança e justiça.

O filme parece um grande videoclip, com música eletrônica de excelente qualidade. Dá vontade de comprar o CD. Os figurinos são modernos e a ambientação é futurista, com efeitos de computação gráfica. O traje sadomasô (couro +correntes) da Mulher-Gato não agradou, segundo os comentários que li. Eu gostei, achei bacana. É tão pouco fora da realidade, que ela poderia ir a alguma rave ou casa noturna modernosa sem trocar de vestimenta e sem chamar a atenção. O que efetivamente ocorre no filme.

Tive a impressão que a Mulher-Gato mexeu com a crítica de cinema, especialmente feita por mulheres. A heroína foi acusada de exacerbar na sensualidade. Ora, desde quando as histórias em quadrinho não são assim? Parece que a visão ácida sobre o mundo feminino, na voz dos personagens, também incomodou. No filme, a mulher é vista como um ser ( a deusa egípcia que dá poder à Mulher Gato é usada como metáfora) capaz de toda bondade e maldade, ao mesmo tempo. Essa dubiedade parece ter sido a chave do descontentamento.

Na cena em que o polícial Tom Lone (Benjamim Bratt) - namorado de Patience - é ameaçado de morte pela vilã Laurel Hedare, dona da indústria de cosméticos (Sharon Stone), ele fala para ela: "Você não será capaz de atirar". Ela prontamente responde: "Eu sou mulher. Estou acostumada a fazer o que não quero". E atira. É doloroso para uma mulher ouvir outra falando isso.

O diretor francês Jean-Christophe Comar, que assina como Pitof, um apelido de infância, fez um filme que tende para o políticamente incorreto e não agradou ao público americano. Imagine se tivesse rolado o prometido - e censurado - beijo entre Halle Berry e Sharon Stone.

A indústria de cosméticos, um ícone da feminilidade, é duramente criticada, como se fosse uma indústria que quer causar dependência química das suas clientes. A má imagem passada pelo filme gerou reclamações. Ora, os cosméticos são tão "amiguinhos" da mulheres que não merecem críticas?

As cenas de lutas foram acusadas de parecem artificiais. E são. Sem sangue, como nas histórias em quadrinhos. Parece que o espectador médio americano prefere sangue jorrando e ferimentos expostos.

A impressão é que os críticos brasileiros ficaram impregnados com os releases e comentários feitos antes por críticos americanos e não foram além em suas análises.

Gostei muito do filme. Vá assistir e tire as suas próprias conclusões.

No comments: