10.4.04

Ilhéus
fica no litoral sul da Bahia, a 460 quilômetros de Salvador. Belas praias, rios e até uma lagoa, a Encantada. Ilhéus fica próxima de Itabuna, a uns 28 quilômetros. As duas cidades encabeçam a região cacaueira da Bahia.

Depois de uma grave crise econômica, por conta de pragas agrícolas e quedas de preço no mercado internacional, que praticamente aniquilaram a cultura do cacau, as duas cidades vivem um momento de reestruturação econômica. Itabuna parece assumir a liderança, centralizando o papel de entreposto comercial das cidades vizinhas. Ilhéus, por sua vez, tenta se solidificar como pólo turístico. Para isso, não faltam belezas naturais.

Depois de um bom período nos anos 90, o turismo na cidade parece estar entrando em retração. O fluxo de visitantes dá sinais de movimentar-se em direção a outros locais próximos - e igualmente belos -, como Itacaré e Barra Grande.

Entre as causas que contribuem para esse cenário, é senso comum que uma das principais é a falta de uma classe política com força no Estado. Também falta mão-de-obra qualificada nos serviços ligados ao turismo. Não há vida noturna decente, seja para turistas ou moradores. A população local não é afeita a grandes festas e badalações. A cidade é pacata demais para o seu tamanho: 200.000 habitantes. E fica bem atrás da movimentação noturna de Porto Seguro e até da pequena Morro de São Paulo. Por mais que o turista vá em busca de praias, a programação da noite é fundamental. Depois de sol, mar e um pouco de descanso, ninguém quer ficar dormindo em quarto de hotel.

No comments: