Crônicas e comentários de Danilo Menezes. Jornalista brasileiro da Bahia, atualmente morando em Toronto, Ontario, Canada.
4.4.04
Peixe a escabeche
O local é um tanto difícil de achar. Fica no fim de linha do Garcia, não tem placa de indicação. Há três caminhos para chegar: atravessando todo o Garcia, subindo pela rótula da Avenida Garibaldi ou pela Vasco da Gama. O endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 18, Fazenda Garcia. Fica próximo ao centro de saúde Úrsula Catarino.
Estou falando do Restaurante Aconchego da Zuzu. Um local simples e agradável, mantido por uma família cuja matriarca tem 96 anos. Em uma área sombreada por uma imensa mangueira são colocadas as mesas. É lá que se encontra um dos melhores exemplares de peixe a escabeche da Bahia. O pescado é servido em panela de barro, com batatas, azeitonas e ervilhas, e chega fumegando à mesa. Para acompanhar, pirão e arroz branco.
Na literatura gastronômica, o escabeche é o prato feito com peixe marinado em temperos, formando uma espécie de conserva. O prato tem origem européia. Aqui na Bahia, em muitos locais, o escabeche é o peixe empanado e frito, depois levado para cozinhar com vários temperos, incluindo bastante tomate e um pouco de leite de coco. Uma delícia. Lá no Aconchego da Zuzu também tem uma feijoada concorrida no domingo. Feijão mulatinho, com pouca gordura. As carnes vêm separadas e o preço é convidativo.
O melhor do restaurante é que, além de barato, é bem tranquilo. Nada daquela muvuca que povoa os restaurantes de Salvador nos finais de semana. Há mais movimentação quando tem alguém comemorando aniversário. Pelo menos umas duas vezes por mês, nos sábados ou domingos, passo lá para almoçar. Hoje foi o dia de feijoada e sarapatel, que também merecem dedicação. Mas o favorito dos favoritos é o peixe a escabeche. Para quem duvida da dica, é só conferir o Guia Veja Salvador 2003/ 2004, na seção Baianos.
No comments:
Post a Comment