22.4.04

Prêmio Braskem de Teatro
Lembrando dos 40 anos do golpe de 64, o Prêmio Braskem de Teatro, edição 2004, trouxe à tona as lembranças do teatro engajado e resistente da década de 60. Para anunciar os vencedores de cada categoria, entre os 63 espetáculos de 2003, atores com longa história no teatro baiano: Nilda Spencer, Lia Robatto, Carlos Petrovich, Wilson Mello, Frieda Guttman, Mário Gadelha, Manoel Lopes Pontes, Haydil Linhares. Todos com pelo menos 40 anos de teatro. Isto é, desde 1964 eles continuam em ação.

O melhor espetáculo foi Comédia do Fim, texto de Samuel Beckett, traduzido por Cleise Mendes e dirigido por Luiz Marfuz. De certo modo, é estranha a prêmiação de um texto não original, de um autor praticamente clássico de teatro. Paulo Cunha levou o troféu de melhor diretor, por O Beijo no Asfalto.

Mais do que justificadas as premiações do espetáculo Deus Danado. A diretora Alda Valéria levou o prêmio de Revelação, enquanto Psit Mota (foto) ficou com o de Melhor Ator. Ele é quase iniciante, o primeiro trabalho foi em Capitães de Areia. O texto de Deus Danado é muito bom, assim como a direção. Na temática da seca nordestina, Psit dá um show como o jovem sertanejo que descobre o seu papel enquanto homem adulto e a sua sexualidade.

Rita Assemany ficou com o prêmio de Melhor Atriz pelo trabalho em A Casa de Minha Alma. O dramaturgo cearense, radicado na Bahia, Marcos Barbosa, autor de Lampião e Maria Bonita, não compareceu para receber o prêmio. A pessoa que recebeu alegou problema de saúde do ganhador.

O espetáculo de apresentação do Prêmio Braskem teve texto muito bom de Cleise Mendes, relembrando as agruras da ditadura. A direção foi de Luiz Marfuz. Junto com os falatórios do agradecimentos dos premiados e a apresentação de Harildo Deda, Vladimir Brichta e Hilton Cobra, demorou mais de duas horas e meia. Por mais que estivesse interessante, acabou por se tornar cansativo.

Depois da premiação, um coquetel bem farto. Uísque escocês, vinho e cerveja à vontade. Salgados quentinhos saindo toda hora. Serviço simples e eficaz. Viva o teatro baiano e as empresas que investem no marketing cultural!. Investimento simples e muita repercussão.

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