6.4.04

O Muro é a nova produção do Bando de Teatro Olodum, grupo que há mais de uma década vem realizando trabalhos de qualidade, reconhecidos nacionalmente. A direção é de Márcio Meireles e o texto é de Cacilda Póvoas. O Bando revelou talentos do quilate de Lázaro Ramos, de Madame Satã e O Homem que Copiava.

Desta vez, o grupo traz vários jovens atores, provenientes das oficinas realizadas. A peça gira em torno de uma escola pública em que alguns estudantes estão jogando a merenda, obtida gratuitamente, para seus familiares carentes, do outro lado do muro. A solução encontrada pela direção da escola é aumentar o muro. A situação absurda é o mote para questionar as soluções que a sociedade encontra para lidar com a pobreza. O texto foi inspirado em um caso real.

Os papéis dos estudantes são adequados à faixa etária, ou pelo menos ao físico dos atores. Mas, por conta da pouca experiência, é preciso dar um desconto para a exigência de um melhor trabalho de voz e presença cênica. O texto é bem pensado, mas é curto e não chega a seduzir. O espetáculo dura uma hora exata.

No comments: