1.4.04

Trauma
Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, EUA, 2003), de Clint Eastwood, é um thriller bem feito. Baseado no livro de Dennis Lehane, o filme tem um ritmo correto, sem cortes abruptos. A atuação de Sean Penn justifica o ganho do Oscar de melhor ator. Tim Robbins levou a estatueta de melhor coadjuvante. Acima do suspense da narrativa, o filme mostra como as marcas de tragédias psicológicas abalam pessoas, bloqueando a capacidade de comunicação e causando uma série de mal-entendidos.

Três amigos de infância, agora quase na meia-idade, Jimmy (Sean Penn), Sean (Kevin Bacon) e Dave (Tim Robbins). A boa caracterização e maquiagem traz Sean Penn e Kevin Bacon cheios de rugas, acima do esperado para a idade real dos atores, caracterizando personagens como se a passagem dos anos fosse um fardo pesado demais para carregar.

Na infância, Dave é sequestrado por dois homens, na vista dos dois amigos. Passa alguns dias em cativeiro e consegue fugir. A experiência é marcante para toda a vida. Quando a filha de Sean é assassinada, as relações entre os amigos são postas à prova. É interessante ver Kevin Bacon envelhecido. O astro quase-adolescente de Footloose, lá dos idos dos anos 80, faz o papel de um policial um tanto quanto amargurado e conivente com o crime.

Sala lotada, cadeiras extras colocadas para acomodar toda a audiência no Cinema do Museu, na Vitória. Depois que os bons filmes saem do circuito "Plex", a população do lado de cá da cidade (Centro, Graça e Barra) aproveita para assistí-los sem ter que enfrentar as filas dominicais, barulhentas e adolescentes dos cinemas de shopping centers.

No comments: