30.7.04

Da dificuldade de escrever

Escrever não é fácil. A gente começa arrumando umas palavrinhas bestas, escrevendo do jeito que se fala, tentando explicar aquilo que está sentindo. Depois vai lendo mais livros, vai melhorando o vocabulário e o estilo e pimba! Acha que já domina tudo, que qualquer coisa é possível no texto, que faz e acontece.

Que nada. Escrever é uma ralação danada. O pior de tudo é que escrever livremente nunca é considerado um trabalho. As pessoas perguntam: "Você ganha para escrever?". À resposta negativa se associa uma imagem que a escrita é só diversão, algo que não toma tempo nem energia. Como se fosse um passatempo. É o mais puro engano.

Em nosso país, o que acontece é que várias pessoas trabalham de graça, sim. Desde os trabalhadores-escravos das fazendas do nordeste até atores, cantores, escritores, que fazem um monte de coisa "em nome da arte", ou seja, sem ganhar quase nada. Atores precisam dar aulas de teatro para poderem encenar suas peças de pouco público. Cantores e músicos ganham um quase-nada em bares. Escritores publicam gratuitamente na internet. Pintores têm muita dificuldade em comprar material para novos trabalhos.

A vantagem em relação ao trabalho escravo é o prazer que se sente em realizar a obra. O que é uma grande coisa.

No comments: