8.9.04

Comédia no aeroporto
O novo trabalho de Steven Spielberg é diferente dos filmes de ação ou dramas que o famoso diretor de Indiana Jones, Jurassic Park e A Cor Púrpura fez antes. O Terminal (The Terminal, EUA, 2004) é uma comédia rasgada.

Ao desembarcar no aeroporto de Nova York, Viktor Navorski (Tom Hanks), proveniente da Europa Oriental, é impedido de entrar nos Estados Unidos porque o seu país de origem sofreu um golpe de estado, o que invalida o seu passaporte. O viajante é então retido no próprio aeroporto, na área destinada aos turistas internacionais. Com a situação se arrastando por meses, Navorski vai conhecendo a vida no interior do terminal e se interessa pela comissária de bordo Amelia (Catherine Zeta-Jones), que transita por ali.

Comédia inteligente, que critica de forma leve o modo de vida consumista americano, o filme também brinca com tipos irônicos, como o faxineiro indiano do aeroporto, de longe o personagem mais interessante. As referências a Nova York e ao jazz, junto com seres urbanos e neuróticos, dão pistas de que o filme faz certa homenagem a Woody Allen. O Terminal é boa diversão com a chancela do sempre excepcional Tom Hanks.

No comments: