1.9.04

A Vila
No final do século XIX, os habitantes de um vilarejo norte-americano vivem pacatamente distantes da cidade. A paz é ameaçada pelo terror que vem do bosque vizinho, onde vivem criaturas misteriosas, chamadas pelos moradores de "Aquelas de Quem Não Falamos".

Em A Vila (EUA, 2004), o diretor indiano radicado nos Estados Unidos M. Night Shyamalan, também roteirista e produtor, tenta reproduzir o sucesso da trama intrincada e de final surpreendente de Sexto Sentido, que o consagrou no mundo inteiro. Só que, desta vez, sem muito êxito.

No vilarejo, apesar dos avisos de Edward Walker (William Hurt), o líder local, e de sua mãe (Sigourney Weaver), o jovem Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) deseja ultrapassar os limites do local rumo ao desconhecido, enfrentando as criaturas do bosque. Lucius é apaixonado por Ivy Walker (Bryce Dallas Howard, estreante, em ótima atuação), uma jovem cega que também atrai a atenção do desequilibrado Noah Percy (Adrien Brody).

O filme passa longe de cativar o público. A narrativa é arrastada e as surpresas parecem artificiais. Em algumas cenas, o terror é risível. Nem o elenco de estrelas consegue segurar a trama. Um dos pontos positivos é a bela fotografia.

No comments: