19.9.04

Vamos repartir o bolo

Está circulando por aí uma espécie de corrente da felicidade diferente. É a receita do Pão de Padre Marcelo Rossi. Funciona da seguinte maneira: a pessoa recebe de algum conhecido uma porção do fermento "que veio de Jerusalém", junto com a receita do pão. Seguindo os passos, "os seus bens espirituais e materiais serão aumentados, de acordo com suas necessidades".

A preparação se dá em três etapas. No primeiro dia, trata-se de ampliar o fermento adicionando leite (1x), açúcar (1x) e farinha de trigo (1x). No segundo dia, mais farinha de trigo (1x). Sempre misturando e deixando tampado, à temperatura ambiente. No terceiro dia é que o fermento está pronto para ser utilizado. Deve-se então separá-lo em quatro partes. Fica-se com uma delas, para preparar o pão, e passa-se as restantes para três pessoas da família ou conhecidas, junto com a receita, para dar continuidade à corrente.

O pão, na verdade um bolo, fica uma delícia. Leva mais farinha de trigo (1x), açúcar (1x), óleo (1x), ovos (3, claras em neve), sal (1p), fermento em pó (1c sopa ), maçã picada sem casca (1), passas (4x) e essência de baunilha (gotas). Depois de pronto, após 40 minutos de forno, polvilha-se com canela e açúcar.

O fermento "de Jerusalém" vai fazendo bolhas e cresce bastante. É preciso, portanto, passá-lo para uma vasilha maior, para que não transborde. O interessante é que a quantidade de fermento em pó recomendada na receita é suficiente para fazer um bolo normal, como se não houvesse nenhuma levedura prévia, seja de Jerusalém ou da Bahia.

Deve-se reservar um pedaço do pão para a pessoa que lhe passou o fermento e repartir o restante entre família e amigos, sempre com as mãos, "para comer da mesma maneira que Jesus fez". O difícil é sobrar alguma parte para contar história.

Ganhei o fermento de uma amiga, junto com um pedaço do bolo. Imaginei logo que não iria prepará-lo, depois lembrei do sabor e fiz hoje pela manhã. Agora, meio-dia, metade da assadeira já foi embora.

3 comments:

Anonymous said...

se a pessoa que receber for diabética, pode fazer com adoçante?
ou salgado?...

Fernando H. Zilio said...

O açúcar é, na verdade, parte importante do que mantém a levedura viva na massa. Acabo de receber a massa da família de um insulino-dependente. Creio que a quantidade de açúcar que vai no fermento não deva ser modificada, mas na hora de preparar seu próprio bolo, usar açúcar ou adoçante não fará diferença.

Fernanda said...

Recebi hoje esse fermento, e ele não contém açúcar... a receita que me passaram também não vai açúcar, apenas leite e farinha... mas a receita do bolo vai açúcar. Como sou diabética, to pensando em substituir o açúcar por adoçante ou frutose, mas não sei se fica bom....