8.6.04

Ai que fome!
Almocei no Health Valley, o restaurante vegetariano do africano Johnny, natural de Gana. Normalmente como muito bem por lá, mas já estou com fome novamente. Não sei se por conta do frio, o apetite tem aumentado consideravelmente.

Hoje foi o dia de comida com azeite-de-dendê: vatapá, caruru (que na África é calulu) e feijão fradinho. Johnny utiliza pouco dendê na preparação. Os pratos não levam camarão, alho ou cebola. Para mim, os sabores ficam comprometidos. O vatapá ainda se salva, fica saboroso por conta do amendoim, da castanha e do gengibre.

Johnny já morou em vários países do mundo. Foi da India, onde foi monge, que ele trouxe a base da culinária do seu restaurante. E, como bom africano, o dendê não falta em seus pratos.

Na quarta-feira há uma feijoada imperdível. Feijão preto, castanhas, pedaços de soja, gluten e queijo provolone. É uma delícia. O purê de banana-da-terra, pastéis de soja e as berinjelas empanadas fazem a complementação.

A sexta é o dia da pizza integral e do feijão com banana, outra delícia. É algo completamente diferente. Só experimentando para conhecer. Prato africano, com feijão fradinho, banana-da-terra e farinha de mandioca. O original ainda tem dendê e pimenta. Johnny teve que retirá-los para adaptar ao gosto dos clientes vegetarianos, de paladar mais suave. Ainda dizem que todo baiano adora dendê e pimenta.

No comments: