9.6.04

Consciência
Um farfalhar de asas de uma borboleta, por exemplo, na América, pode ser sentido no Japão como um tufão. Segundo a teoria do caos, é o "Efeito Borboleta", também título do filme estrelado pelo americano Ashton Kutcher.

Evan (Kutcher) é um jovem que descobre a habilidade de voltar sua consciência no tempo. Ele usa este poder para retornar à sua conturbada infância, marcada por problemas de memória, e mudar o rumo de sua vida, alterando o presente da mulher que ama, de seus amigos e família. Mas cada vez que Evan volta para alterar algum fato do passado, algo dá errado no presente.

Efeito Borboleta é um bom filme de suspense, tenso e provocador, com um roteiro bem pensado. É uma nova direção para Ashton Kutcher, mais conhecido como ator cômico, pela série de TV That 70's Show e dos filmes Cara, Cadê meu Carro? e Recém-Casados. Além de ser o namorado da atriz Demi Moore.

As alterações no passado, realizadas por Evan, possibilitam diferentes versões do presente. Por conta disso, os atores têm a oportunidade de construir personagens com diversas nuances, auxiliados por um bom trabalho de caracterização e de maquiagem.

O filme tem um roteiro bem construído. O personagem principal é estudante de Psicologia. Não por acaso. O processo pelo qual ele passa, de retorno e de reflexão ao seu passado, para aliviar as dores do presente, é semelhante ao processo vivenciado na psicanálise.

Aston Kutcher tem uma boa oportunidade de mostrar o seu talento, agora em um trabalho mais denso, fugindo dos papéis cômicos que o revelaram. Ainda que o seu desempenho não seja lá grande coisa. O personagem Evan é vivido por mais dois atores, que o representam nas idades de 13 e de 7 anos. O ponto em comum é o cabelo-franjinha.

Bom suspense, filme inteligente, de humor em dose certa, que equilibra a abordagem de temas pesados, como pedofilia, violência, aprisionamento e drogas.

No comments: