23.6.04

Volpi


Viva São João
Por conta do feriado de São João, a cidade está tranquila. Quem fica em Salvador tem o trânsito fácil, menos barulho e agitação. Há muitas famílias enchendo os carros de bagagem para pegar a estrada em direção aos festejos.

As cidades do interior do Estado, já há algum tempo, descobriram o filão das festas juninas. Cidades que nunca tiveram tradição festeira, hoje fazem divulgação de vários shows musicais e de dança. É um filão turístico que movimenta lugares que, em geral, não possuem encantos naturais que atraiam os visitantes.

No São João tradicional, as pessoas entravam de casa em casa, comendo e bebendo, acompanhando algum trio de sanfona, zabumba e triângulo. Hoje em dia, em alguns locais, há até blocos de forró, com camiseta, nos quais um carro de som sai tocando músicas para os participantes dançarem. As cidades reservam as praças principais para os shows. Tudo fica lotado. De onde sai tanta gente? O São João é unânime ao atrair o pessoal do campo e da cidade.

O forró toma todo o país, em maior ou menor grau, a depender da região. Este ano, fala-se que o ritmo do Arrocha será bastante tocado. A conferir. Fala-se de forró, mas bem verdade que há uma miscelânea de ritmos, que incluem lambada, música breganeja, pagode e até o axé music.

Em Salvador, o Pelourinho está bem decorado e preparado para receber aquela multidão de pessoas que se espreme entre as ruas estreitas. É para quem quer muita agitação. Definitivamente, não é um local confortável. Vale a pena ir lá durante o dia, para respirar o clima de festa em um ambiente mais sossegado.

No comments: