20.6.04


Moqueca saudável
Mais um restaurante ganha pontos no quesito bom e barato do blog Festa dos Sentidos: o Axego, que fica no Largo do Pelourinho, 7, 1º andar. Experimentei a moqueca de peixe, feita com cavala. Uma delícia. No restaurante, a moqueca é feita com o peixe do dia, fresco, portanto, não há muita variedade. Além da cavala, havia o prato feito com arraia.

Segundo E., presente no evento de comilança, a cavala é um dos peixes de maior teor de colesterol HDL, aquele saudável, que faz bem para o coração. Pode apostar no peixinho. Além de fazer bem para o paladar, também é legal para a saúde.

Alguns peixes, de carne mais escura, não são muito valorizados. É o caso da cavala, do atum e da sardinha, que têm preço mais baixo do que os de carne branca, como o robalo e a pescada. As pessoas não sabem o que estão perdendo. Ouvi falar que a moqueca de atum também é deliciosa. Coincidência ou não, esses peixes de carne escura têm maior teor de bom colesterol e ômega 3.

Os pratos no Axego têm porções imensas. Junto com a moqueca, pedimos uma feijoada. Foi mais do que suficiente para cinco pessoas, ainda sobrou. E olha que só tinha gente boa de garfo na mesa.

No comments: