11.6.04

Sexo, animais e outros bichos
A parte, digamos, sexual e humana, do livro Amestrando orgasmos - Bípedes, quadrúpedes e outras fixações animais, do jornalista e escritor Ruy Castro, é somente a primeira metade das crônicas e contos. Os demais textos são observações bem-humoradas sobre animais irracionais - alguns com sexo, outros sem.

Ruy Castro é o autor de Chega de Saudade - A história e as histórias da Bossa Nova e O anjo pornográfico - A vida de Nelson Rodrigues. Em Amestrando Orgasmos, ele dá conta do recado, desta vez nos textos rápidos. Escrita leve, direta e divertida, que leva o leitor ao riso. Sinal de que ele chega ao patamar dos grandes cronistas brasileiros.

A inspiração não poderia ser mais criativa: a pesquisa científica sobre os temas sexo e animais. Nem sempre separados, veja bem. Castro saiu recortando aquelas notas com um quê de esquisitice que saem nos jornais. Em cima das notícias, parte para os comentários e divagações, temperando com a mais fina ironia, que descamba no humor inteligente.

Dizem que as melhores invenções são as mais simples. São aquelas que fazem a gente pensar: "Como não imaginei isso antes?". Amestrando Orgasmos é prova incontestável de uma boa idéia.

Trechos
"O problema é que o pênis do elefante não parece ter muito senso de orientação. Lembra vagamente um periscópio de submarino tentando acertar a mira, e o elefante precisa ser ajudado pela elefoa, a qual move seu abundante traseiro de um lado para o outro, a fim de se colocar em posição. Infelizmente, quanto mais a elefoa rebola, mais difícil é a conjuminância, e o elefante emite sons de impaciência que chegam a cortar o coração."
O pênis do elefante

"Já a idéia inicial, essa sim, me empolga: tentar enxergar o mundo pelos olhos de um gato. Teríamos tudo a lucrar com isso. Em primeiro lugar, com a sua sabedoria em relação ao que o cerca, sua agilidade de percepção, sua capacidade de alerta, sua delicadeza ao se mover entre bibelôs sem derrubar ou quebrar nenhum."
Pelos olhos de um gato

No comments: