29.6.04

Pedra, pedrinha

Hoje é 29 de junho, dia de São Pedro, que foi o primeiro Papa e é tido como o padroeiro das viúvas. Muitas cidades do interior do Estado ainda comemoram a data do último santo do calendário de festejos juninos. Enquanto Santo Antônio promete casamento, São Pedro proteje as viúvas.

Tenho uma amiga que faz aniversário hoje, dia 29. O nome dela é bem interessante: Pedrita, em homenagem a São Pedro. Nas famílias em que há muita devoção aos santos católicos, a felicidade é total quando o filho ou a filha nasce na data dedicada a algum deles. Daí a minha amiga ter o nome que tem.

Em meu caso, apesar de ter nascido no dia de Santo Antônio, não herdei o nome - e acho que também não as características. Se em minha família a tradição fosse levada a ferro e fogo, a minha irmã teria que se chamar Francisca, pois ela nasceu no dia de São Francisco.

Não acho feios os nomes Antônio e Francisca, mas prefiro os que os nossos pais nos deram. Já Pedrita eu acho bem bacana. Gosto do sufixo "ita", parece diminutivo de nome latino, como Pablito, Rafaelito, Juanita, Lolita. A coincidência é que "ita" significa pedra, em tupi-guarani. Itabuna, por exemplo, significa pedra preta. E o nome Pedro já diz tudo, vem de pedra. Portanto, Pedrita é como se fosse pedra em dobro, uma pedreira e tanto.

O nome Pedrita não teve, com certeza, nenhuma influência da personagem do desenho animado dos Flintstones, a filha de Fred. A minha amiga é natural do interior do Estado, estreou em uma cidade hoje em grande desenvolvimento, mas na qual a televisão demorou de chegar. Só foi instalada no início da década de oitenta, quando ela já era nascida.

O melhor de tudo é o segredo que ela faz questão de esconder, só revelado depois de algumas cervejas e para as pessoas de confiança - como os leitores deste blog. Mesmo assim, ela não sabe precisar se é verdade ou lenda. Ela nasceu no dia 28 de junho. A mãe só a registrou no dia seguinte, para poder homenagear o santo.

Parabéns Pê!

No comments: