17.6.04

Ronrom, quem diria, foi parar no cinema


No filme Shrek 2, um dos personagens mais interessantes é o Gato de Botas. Era para ele ser o vilão, que iria matar o ogro. Ao sacar a espada para o ataque, o gato engasga e vomita uma bola de pêlos. Mais característico de gatos é impossível.

Vulnerável, o gato é poupado por Shrek. Decide ficar devotado ao ogro e acompanhá-lo em sua aventura. Para convencer o ogro a deixá-lo ir junto, abandona a agressividade do Gato de Botas e faz expressão de carente, baixando as orelhas e olhos, manha típica de gatos. É de cortar o coração, dos personagens e do público. A cena é primorosa.

O gato do filme tem pêlo tigrado amarelo, sotaque espanhol e um aspecto semelhante aos animais que vivem soltos nas ruas do Brasil. É um autêntico exemplar da raça Pêlo Curto Brasileiro, ou Brazilian Shorthair, como é conhecido internacionalmente.

A raça de gatos de rua do Brasil foi reconhecida em 1998. Descende dos gatos sem raça pura, felis silvestris iberica, que vieram para o Brasil na colonização, a partir de 1500, e aqui se misturaram a outros gatos de rua. Após um trabalho de seleção genética, feito por criadores pioneiros, o Brazilian Shorthair simplesmente está na abertura do site da World Cat Federation (www.wcf-online.de/english/index.htm).

Entre as características, tem pêlos curtos e sedosos, cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais à largura da base, bem colocadas. Os olhos são ligeiramente oblíquos. O nariz da mesma largura da base até a ponta. O corpo é forte e musculoso, com aspecto geral muito ágil e elegante. Não tão esguio como o siamês e o oriental, nem tão corpulento como o persa e os gatos europeus. Todas as cores são aceitas. O rabo tem comprimento médio, é grosso na base e vai afinando até a ponta. O temperamento é dócil, companheiro e amigo. Tem resistência a doenças e é bem disposto.

Portanto, trate de cuidar mais desses gatinhos que vivem pelas ruas. Eles valem tanto ou até mais que os caros siameses e persas dos pet shops.

No comments: