24.6.04

Sol de inverno
Feriado, dia de sol quente no inverno baiano. Caminhada na orla de Salvador, trânsito fácil de carros. Com a cidade vazia, alguns dos que não viajaram, entre os quais me incluo, resolveram dar um pulo na praia. Eu fui dar uma boa caminhada no calçadão. Isso é que é inverno!

Nessa época do ano, não entro na água do mar nem pago. O problema é que as chuvas carregam um monte de impurezas para as águas, dos rios urbanos e do mar. Para quem quer pegar uma micose, não tem melhor oportunidade. É a melhor época para adquirir aquelas manchas brancas na pele, aquele famoso "pano branco".

E, adquirido o pano branco, só usando pomada Kadina. Alguém se lembra disso? Será que ainda existe? Era uma pomada cinzenta, fedorentíssima, com cheiro de enxofre, usada para micoses. Uma época atrás, há uns trezentos anos, havia uma propaganda na televisão que era um absurdo. Um assaltante vinha roubar uma garota. Ela lhe dizia, ansiosa: "Leve tudo, seu moço, mas não leve a minha Kadina". A propaganda era hilária, de tão boba.

Voltando à praia, é legal poder desfrutar do clima de verão na cidade tranquila, com pouca gente nas ruas, já que houve um verdadeiro êxodo urbano, em direção aos festejos no interior. O dia hoje foi como um domingo bem sossegado.

De tanto falar em forró e sertão, fui comer carneiro e bode no almoço, em um restaurante na beira da praia . A carne de carneiro é uma delícia, tem pouca gordura. Experimentei-a cozida, acompanhada de feijão fradinho, arroz, pirão e vinagrete. O pirão estava uma coisa. Do bode, fiquei só com um espetinho, cuja carne estava bem macia. Fiquei saboreando os pratos, olhando para o mar, percebendo as delícias do sertão e da praia.

No caminho para casa, passagem na locadora. Saí com Senhor dos Anéis - o Retorno do Rei e Em Nome de Deus. Ainda passei em uma delicatessen que faz um brigadeiro que é do tamanho de uma bola de sorvete. E custa só R$2,00. Acho que vou terminar a semana com peso extra. O jeito é redobrar as caminhadas. Que o sol continue, pelo menos por alguns dias.

No comments: