14.6.04

Aniversário
A comemoração foi no Soho, restaurante japonês que a revista Veja elegeu como o melhor da cidade na categoria. Almoçar em restaurante que tem este tipo de cozinha é fazer uma homenagem ao prazer de comer bem.

O cardápio é variadíssimo. Sushis, grelhados, acompanhamentos e pratos que nos instigam a comer em várias etapas, deixando de lado o costume de pedir um prato grande, que encerre toda a refeição.

Experimentei uma espécie de sushi empanado que era uma coisa do outro mundo. Quentinho, recheado com arroz, salmão, com um pouco molho e de cream cheese em cima. Os puristras devem achar um absurdo. O crítico de gastronomia da Folha de São Paulo chama este tipo de "sushi adolescente". É aquele que leva maionese, frutas, queijo, etc., que foge das receitas tradicionais japonesas. Tradição ou não, estava uma delícia. Experimentei também o yakissoba.

Depois que havia almoçado, vi um prato que fiquei babando. Um salmão enorme, cozido em folha de alumínio, rechedo com alho-poró e "brócolis ninja". Será que é o alimento preferido das tartarugas ninja? O prato era uma beleza. Fiquei me prometendo que vou tentar preparar algo do tipo em casa.

O restaurante fica em um dos lugares mais bonitos de Salvador: no pier Bahia Marina, na beira da Baía de Todos os Santos. Todo em madeira, lembra uma construção litorânea européia. Na parte do deck, foram colocadas algumas placas de vidro no piso, que permitem a visualização do mar sob os pés. Muito legal. Apesar da aura "hype" do local, os preços não ficam acima dos demais japoneses da cidade.

No comments: