28.3.04

Ao cair da tarde
Nada melhor do que passar um bom tempo conversando com gente esperta e que gosta de bater papo. O que as pessoas andam fazendo que não param para conversar? Os cafés do final da tarde, servidos em casa, tão comuns nas cidades do interior, perdem força nas cidades grandes. O pessoal do nordeste adora se reunir em cafés, da manhã ou da tarde. São quase refeições completas: pães, bolos, cuscuz, biscoitos, beijús, tapioca, sequilhos, torradas, frutas, sucos, chás, café coado, iogurte, queijo coalho e o que mais aparecer.

Tomar café e ficar conversando longamente é um prazer que não pode se esquecido. Aproxima as pessoas, conduz ao diálogo tranquilo. Não há aquela certa ansiedade dos almoços, na expectativa do prato e da sobremesa, seguida da inércia causada pelo estômago cheio. A refeição da noite, leve e lenta, dá sensação de aconchego.

Melhor ainda quando se tem por perto gente amiga que gosta de conversar. Aí o papo não termina nunca. O assunto não se esgota. Parece também ser uma ocasião propícia a dar risadas sobre situações tragicômicas do passado. Para relembrar e reforçar laços de amizade e bem-querer. Bem-querer? Que palavra antiga! Quase esquecida, parece nome de flor.

No comments: