11.3.04

Conforto
A revista Vida Simples é publicada pela Editora Abril. Com diagramação minimalista, apresenta reportagens sobre temas de bem-estar e saúde. A edição de fevereiro traz a meditação como reportagem de capa. Na Vida Simples, os assuntos são abordados superficialmente - como em qualquer outra revista não-científica. Mas há alguma bibliografia e endereços de sites em que o leitor interessado pode se aprofundar no que lhe interessa.

A reportagem de capa informa que existem diferentes versões da meditação. São listadas oito linhas diferentes da prática: desde a zen-budista até a da respiração. Esta última seria a mais comum e simples. Aliás, a meditação não tem nada de muito complexo. Consiste simplesmente em esvaziar a mente e não pensar em nada. Parece simples? Tente. É difícil, é necessário ter bastante prática.

Grande parte do desconforto físico corporal - a exemplo de tensão muscular - é causado pela atividade da mente agitada. A meditação trata de disciplinar a mente para viver o momento presente, sentindo cada movimento ou atividade, sem se ater ao passado ou se preocupar com o futuro. Portanto, é possível meditar ao caminhar, lavar pratos ou tomar banho. A percepção do ritmo da respiração é fundamental para o relaxamento e ajuda a controlar a atividade mental. O resultado é o bem-estar, que se prolonga do espírito para o corpo.

No comments: