19.3.04

Diva
Já tinha ouvido muito falar nela. Vários conhecidos já haviam escrito o seu nome em cartas ao vento. Uma vez procurei algum disco em catálogo e não achei nada. Até que, passando por uma loja com vários discos em promoção, encontrei um CD da cultuada cantora: Nina Simone.

Uma voz de timbre pouco comum. Rouca, aveludada, profunda; música negra americana. Forte e suave ao mesmo tempo. Música para namorar, bebericando vinho. Puro jazz e blues. Música que transporta para dentro de filme.

Nina Simone nasceu Eunice Waymon, em 1933 na cidade de Tryon (estado norte-americano da Carolina do Norte) e ficou muito conhecida pela intensa militância em causas de combate ao racismo.

Nina costumava fazer shows no Brasil e tinha São Paulo e Rio de Janeiro no roteiro de suas apresentações. Em julho de 1997, a cantora levou mais de 35 mil pessoas ao show Música para amantes, na Praça da Paz, no Parque Ibirapuera.

Ainda no Brasil, a cantora fez participação especial no disco Maria Bethânia 25 anos (1990). Ela interpreta, junto com Bethânia, a faixa Pronta pra Cantar, de Caetano Veloso. No total, Nina Simone gravou mais de 60 discos, entre produções ao vivo e de estúdio.

A cantora faleceu em 21 de abril de 2003, aos 70 anos, em Carry-le-Rouet (sul da França)

=x=x=x=

Tem gente nova chegando no pedaço: jornalistas blogueiros. É só conferir aí nos links: Luciana (jornalista online) e Jamille (cyberjornalista).

No comments: