26.3.04

Rango corporativo
As empresas modernas, depois de sugar todas as forças dos funcionários, distribuem verbas e mais verbas para tentar melhorar o relacionamento interno, o famoso clima organizacional, que é mais um jargão da Administração. Recursos mensais e anuais, além daqueles eventuais para almoços com clientes.

Hoje é o dia de utilização da verba mensal na equipe em que trabalho. O dinheiro é minúsculo, mas sempre dá para organizar algum almoço. Setor de gestão (digestão?!) de pessoas, nada mais justo que compartilhar. Só há verba para os funcionários, mas entram também os estagiários, atendentes e faxineiros. O pirão é repartido.

Eventualmente aparecem convidados extras, não esperados. O terror é sempre o mesmo: será que a comida vai ser suficiente para todos? Durante o almoço, dá para imaginar a alegria: barulho, chefes contando piadas odiosas, funcionários com sorriso amarelo rindo das piadas, gente se engalfinhando na mesa do bufê, gente repetindo o prato três vezes, sobremesa disputada a tapa. Afinal, é de graça.

A BBC inglesa lançou um seriado que mostra o cotidiano das relações dentro de uma empresa. A produção é campeã de audiência. Por mais que existam situações "cômicas", como é o caso do almoço relatado, parece uma tarefa árdua ter criatividade suficiente para extrair tanto texto sobre o assunto. Ou será que a realidade é tão infame assim?

No comments: