15.3.04

Benjamim - o filme
Noite de pré-estréia nacional de Benjamim, em Salvador, durante o III Panorama Internacional Coisa de Cinema. O filme é adaptado do livro homônimo de Chico Buarque e dirigido pela baiana Monique Gardenberg, de Jenipapo (1996). Produzido por Paula Lavigne, o filme marca a estréia de Cléo Pires, que ganhou prêmio de melhor atriz no Festival do Rio. No elenco, Paulo José, Danton Melo, Chico Diaz e Guilherme Leme.

Paulo José vive o modelo fotográfico Benjamin na maturidade, que reconhece na ninfeta Ariela (Cléo Pires) o amor reencarnado da sua juventude. O filme tem fotografia bem bacana, especialmente nas cenas do passado, em torno da década de 60: imagens granuladas, cores fortes, luzes quase estouradas e figurinos que compõem uma bela reconstituição da época.

O roteiro foi feito a seis mãos: o tarimbado Jorge Furtado (Tolerância), o jornalista gaúcho Clênio Póvoas e a própria Monique Gardenberg. Demorou dois anos para ficar pronto e teve 11 versões, recebendo eventuais consultorias de Chico Buarque. A narrativa é não-linear, cheia de idas e retornos, composta de fragmentos que vão dando pistas aos espectador para montar o quebra-cabeça.

Só que falta carga emocional mais densa ou mais ação para segurar o interesse pelo filme. No meio da narrativa, o roteiro torna-se monótono, um tanto cansativo, melhorando no final, quando há mais movimentação. Um filme como 21 Gramas, por exemplo, de ritmo até mais lento, tem uma carga de dramaticidade tão alta, que segura bem a atenção de quem o assiste.

Sem dúvida, a iniciante Cléo Pires adiciona bastante ao filme - e ao marketing em torno dele - , surpreendendo em sua atuação. Ainda que em alguns momentos mais relaxados carregue demais nos "esses", delatando a garota carioca que existe dentro dela, em detrimento da mulher fatal da personagem Ariela.



Após subir as escadas do Multiplex Iguatemi, me deparei com um monte de câmeras da TV e de fotógrafos. Por grande sorte, cheguei 3 minutos antes dos artistas e da diretora. Com a chegada das estrelas, holofotes, máquinas em punho e flashes. Escapei ileso, detestaria estar por perto, com tanta luz. Cléo Pires é linda, linda, ainda que baixinha. A seguir, na abertura da sessão, a diretora disse algumas palavras, rendendo homenagens a Chico Buarque e aos atores presentes: Cléo, Paulo José, Chico Diaz e Guilherme Leme.

No comments: